HIPERHIDROSE? O QUE É? Sentido Biológico? O conflito emocional envolvido? Sugestão de pontos de tratamento pela Auriculoterapia?

28/03/2017

 

Hiperhidrose 
 

É uma condição que provoca suor excessivo. Os pacientes podem suar mesmo em repouso.

 

A sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura.

 

É normal suar quando está calor, ou durante a prática de atividade físicas, ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo.
 

Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores. Isso porque as glândulas sudoríparas dos pacientes são hiperfuncionantes.

 

A hiperhidrose pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças.

 

Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas pela hiperidrose: axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, sola dos pés e virilha.
 

Quando há transpiração extrema, esta pode ser embaraçosa, desconfortável, indutora de ansiedade. Pode perturbar, bem-estar emocional e autoimagem.

 

Cirurgia- Simpatectomia torácica endoscópica (STE): pode-se recomendar um procedimento cirúrgico. Isso ocorre quando outros tratamentos falharam.

 

Este procedimento desliga o sinal que diz ao corpo para suar excessivamente, normalmente realizado em pacientes cujas palmas das mãos suam excessivamente.

 

Também pode ser usado para tratar a extrema transpiração do rosto. Essa cirurgia não funciona igualmente bem para quem tem sudorese excessiva nas axilas.

 

A principal complicação é começar a suar em outras áreas do corpo, onde isso não ocorria anteriormente.

 

PELA PERSPECTIVA DA LEITURA BIOLÓGICA
GLÂNDULAS SUDORÍPARAS

 

➢ Sentido Biológico- Exaltar a função do tecido onde se desenvolve o conflito (referência do conflito).Evita o arranchamento das sinapses nervosas pelo aparecimento rápido de edema (acúmulo de líquido). Evita a pressão intracraniana.

 

➢ O Conflito está relacionado a uma impossibilidade de se defender. Impotências, abandono, desabamento da existência.

 

➢ No caso da hiper-hidrose, é secretar mais líquidos para as glândulas sudoríparas.

 

➢ Na Fase Ativa- Em função da percepção, ocorre o desenvolvimento do problema no local preciso onde o ataque a integridade foi sentido (ou está relacionado). É uma releitura ou reativação momentânea do conflito e a primeira reação é a Exsudação (Eliminação de suor). Nesse momento ocorre uma baixa súbita de energia, com vasodilatação. Ocorre sensação de calor no corpo e nas extremidades.
Por exemplo: cócegas, machucado, ferido, sofreu ofensas...
Às vezes a percepção é difusa, e acontece do problema se estender para outras regiões.

 

➢ Crise- é toda manifestação física que não podemos controlar. “ A hora da verdade”. O teste de validade da solução do corpo para resolver o problema. Uma reativação do funcionamento da função (por exemplo a termo regulação).

 

➢ Glândulas sudoríparas- assegura a regulação da temperatura e pressão corporal. Essas glândulas percebem a variação da temperatura e da pressão do corpo.


➢ A Pele- é a percepção de contato ou separação. Está relacionada a conflitos de ataque a integridade (física ou emocional).


Perspectiva pela Acupuntura

 

O Suor na Medicina Oriental tem relação intima com o Pulmão, devido ao fato de ele dispersar a energia de defesa que controla o exterior do corpo.

 

Também tem relação com o Coração, que provoca sudorese.

 

Para o tratamento da Hiper-hidrose, tratamos o Rim, Baço, Pulmão (pontos para tonificar) e Coração (ponto para sedar).

 

Com carinho, 

 

Dra. Simone Reis

 

 

Please reload

Destaques:

O que é Alzheimer?

12/04/2017

1/10
Please reload

Publicações Recentes:

14/10/2019

14/10/2019

Please reload

Publicações Antigas:
Please reload

Procurar por Tags:
Please reload

Siga-nos:
  • Facebook Basic Square
  • b-facebook